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II Congresso Internacional em Marcas/Branding – Conexões e Experiência

congressoII Congresso Internacional em Marcas/Branding – Conexões e Experiência, que está sendo organizado pela Univates, pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e pelo Observatório de Marcas (Associação Internacional de Investigadores de Branding) e que ocorre em 1, 2 e 3 de Outubro de 2015.

 

O I Congresso Internacional de Marcas/Branding ocorreu em Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, em outubro de 2014, com o tema “PATHWAYS TO BRAND(ING): from representation to practice”, reunindo um grupo internacional de pesquisadores, profissionais de mercado, alunos, professores, entre outros interessados em discutir os caminhos das marcas.

 

A segunda edição do Congresso se propõe a trazer à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios. Conexões e experiências positivas são imprescindíveis para construir e consolidar marcas e, por esta razão, o evento deste ano foca nessas duas palavras de grande amplitude e tem como objetivos (1) discutir os avanços das diferentes áreas do branding, (2) promover a interação entre acadêmicos, investigadores e profissionais, interessados na relevância das marcas e da comunicação no universo empresarial e das instituições, (3) expandir as redes de pesquisa entre acadêmicos e profissionais que desenvolvem trabalhos nas diferentes áreas que envolvem as marcas, bem como (3) proporcionar ferramentas que gerem valor e que possam ser aplicadas nos empreendimentos e nas relações interpessoais.

 

Principais contribuições científicas, tecnológicas ou de inovação do evento:
O II Congresso Internacional de Marcas/Branding possui potencial de inovação em produtos, processos e serviços na medida em que apresenta:
- desenvolvimento de metodologia de Branding & Business para internacionalização das marcas;
- aporte para o avanço das políticas públicas pertinentes para fomentar a cultura do reconhecimento e da proteção das marcas não tradicionais, como estratégia de desenvolvimento econômico, tecnológico e inclusão social no Brasil;
- inovações tecnológicas como meios distintivos das marcas (sentidos olfativo, gustativo, táctil e sonoro);
- inovações nos processos – uso de ferramentas tecnológicas. Na área da pesquisa em marcas (Brand Research), a tecnologia tem sido protagonista. As ferramentas tecnológicas complementam as técnicas tradicionais de investigação para descobrir o que pensam os públicos sobre uma marca, produto ou serviço. Ferramentas de neuromarketing captam as reações biológicas dos públicos quando estes estão expostos a estímulos determinados e permitem, dessa forma, conhecer o que lhes chama a atenção, as suas emoções e o que promove suas (re)ações. Algumas das ferramentas tecnológicas: eyetracking, facereader, resposta galvânica da pele (GSR), eletroencefalograma (EEG), pulsometria, entre outros. Além disso, as ferramentas permitem que sejam feitas simulações de performance da marca (ou de sua publicidade) antes de serem veiculadas, e auxiliam na verificação da veracidade de alguns princípios tradicionais na percepção/reação humana diante de um determinado estímulo (Gestalt e Proporção Áurea, por exemplo);
- transferência de tecnologias/ferramentas que gerem valor e que possam ser aplicadas nos empreendimentos e nas relações interpessoais.

 

Durante os três dias do evento, mais de 30 profissionais, previamente selecionados, ministrarão 03 palestras, 05 Painéis e 07 Workshops. Além disso, o congresso é composto de 11 Grupos de Pesquisa (recebemos 129 resumos de artigos*), os quais proporcionarão a discussão do estado da arte da teoria e da prática do brand(ing). Como co-brand, que chancelam nosso evento, temos o apoio institucional da: Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, RBS TV e TRAÇO D.


Sobre os palestrantes, currículos e temas, as informações estão disponíveis em: http://univates.br/brandingcongress/o-evento

 

03 palestrasA marca muda. E a palestra muda 2.0 (Dado Schneider); Extensões de marca e criação de valor (Jaime e Cecilia Troiano); Transmedia storytelling em negócios - a arte de encantar para vender (Martha Gabriel)

 

05 Painéis - Branding & Business - Gestão de Marcas e Negócios (Fernando Olivares; Antonio Mendes; Sebastián Goldsack e Marcos Turatti); Brand Research  (Ricardo Cappra; Jaime Gómez e Georg Dutschke); Marcas Contemporâneas (Elizete de Azevedo Kreutz; Márcia Auriane e Marcos Machado); Political Brand (Antonio Hohlfeldt; Roberto Gondo e Rudimar Baldissera); Branding e o Desenvolvimento Sustentável  (Carolina Leiva; Daniela Gómez; Odorico Konrad e Marcelo Ghio).
 
07 Workshops - Branding & Design - A Construção da Marca (Alberto Pinillos; Valpírio Monteiro; Rodrigo Brod e Daniel Rodriguez); Gestão das Marcas em Mídias Sociais (Andres Harrison); Protegendo a Marca - registro no INPI passo a passo (Cristina Caldeira e Thaís Müller); Sound Branding: marcas fortes, sons marcantes (Ticiano Paludo); Branding Tour - as marcas destino e sua gestão (Francisco Dias); Discurso Multimodal da Marca (Carminda Silvestre); BrandStory - a história da marca como estratégia de comunicação e branding (Claudio Seguel).
 
Nossas conexões:
Página Oficial: https://www.univates.br/brandingcongress
Blog: https://brandingcongress.wordpress.com
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Evento - Facebook: https://www.facebook.com/events/782322945186732/
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