Artigos

Gestão Estratégica e Comunicação Corporativa

anarGestão Estratégica e Comunicação Corporativa

Por Drª Ana Regina Barros Rêgo Leal
Jornalista / Universidade Federal do Piauí

A ascensão da comunicação no organograma empresarial vem acontecendo efetivamente a partir dos últimos trinta anos do século XX, no entanto, sua consolidação não se deu uniformemente no ambiente mercadológico, houve avanços e retrocessos que acompanharam o perfil do mercado e o ambiente econômico, no qual as empresas estão situadas.

Para acessar o artigo, clique aqui.

Gerenciamento dos Processos de Comunicação

Resumo: Os processos de comunicação, fundamentais para o sucesso de uma organização, fazemparte de um sistema complexo e mutante e sua gerência exige profissionalismos. É preciso encontrar novos e melhores meios de comunicação com o consumidor e também com os demais públicos de interesse da organização. Para isso, é preciso redefinir o papel de cada um dos envolvidos nesse processo de marketing e comunicação. O objetivo deste estudo é verificar as opiniões de autores consagrados sobre o cenário atual, a marca, o gerenciamento da comunicação, utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica. O resultado é construção de um Modelo de Molécula dos Públicos de uma Organização que permite mapeá-los, verificar seus pontos de contato, simular situações e cenários diversos, traçar a direção estratégica, bem como definir posicionamento, metas, táticas e avaliações. 
.
Palavras-chave: comunicação, marketing, gestão estratégica, marca, públicos.
.
Para acessar o artigo, clique aqui.

Empresas X Redes Sociais

photo
Jonatas Abbott
Entenda isso antes de meter sua empresa a fazer negócios nas redes sociais.
Você chegou na praça de uma cidade do interior e precisa fazer amigos, criar uma reputação, relacionamentos, ganhar confiança e por consequência de tudo isso gerar negócios e se estebelecer na cidade. Mais do que uma metáfora, um bom espelho do que é uma rede social para a sua empresa.
Se você já foi do interior sabe que não se enturma numa praça sem um bom papo, um bom conteúdo. Quem sabe boas novidades vindas da cidade grande. Talvez. Talvez você também saiba do desastre que seria sua empresa entrar numa praça com um grande carro de som a anunciar seus produtos. Interrompendo os jogos de xadrez e damas, acabando com os namoros e papos debaixo de frondosas árvores.

Leia mais: Empresas X Redes Sociais

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.