Artigos

A memória e as marcas contemporâneas

carrascozaJoão Anzanello Carrascoza
Escritor, doutor em Ciência da Comunicação pela ECA/USP e docente do PPGCOM-ESPM.

A mitologia grega consagra à figura de Mnemonise a tarefa de zelar pelos conhecimentos mais preciosos do universo, sobretudo por aqueles que advêm das experiências vividas. Deusa da memória, Mnemonise é a guardiã dos arquivos nos quais tudo o que se passa na esfera divina e humana é gravado. Lá estão todos os fatos históricos e as recordações que deles se têm. Lá estão os acontecimentos reais e virtuais. Como um hard-disk, ela guarda os tesouros acumulados no mundo concreto e, igualmente, nas camadas da imaginação.

Leia mais: A memória e as marcas contemporâneas

A marca e os múltiplos olhares

Resumo: "A marca e os múltiplos olhares" é uma série de artigos produzidos pelo grupo de pesquisadores de diferentes áreas que estudam "a construção de marca na cadeia produtiva do leite". O objetivo deste primeiro artigo é apresentar as definições do termo marca, a origem, bem como a sua construção e a sua importância econômica. Para isso, a principal metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, ancorada na Hermenêutica de Profundidade.  Como resultado, após a apresentação de todos os "olhares", espera-se contribuir para a compreensão holística do termo marca.  
.
Palavras-chave: marca; estratégia; marketing; comunicação; economia.
.
Para acessar o artigo, clique aqui.