Branding & Business

Branding & Business

O OBSERVATÓRIO DE MARCAS é uma associação internacional sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa, à extensão e à capacitação, no âmbito da comunicação estratégica e do branding, que busca por meio de seu trabalho profissional em rede a geração de novos conhecimentos sobre as marcas e sua gestão estratégica.

Para o cumprimento de suas finalidades e de seus objetivos, tendo como base os valores da democracia e da ética, o OBSERVATÓRIO DE MARCAS desenvolveu o Curso Internacional de Pós-graduação Branding & Business que busca a integração do ensino, da pesquisa e da extensão e será oferecido em Instituições de Ensino Superior, do Brasil e do Exterior, por meio de Acordo de Cooperação Acadêmica e Científica.

O curso Branding & Business articula um coletivo transdisciplinar de intelectuais críticos, docentes-profissionais-pesquisadores de diferentes países e de notório conhecimento em suas áreas de atuação, e oferece a seus participantes conteúdos e práticas que lhes permitam compreender a marca e seus processos de construção, consolidação, proteção e avaliação, capacitando-os a uma prática profissional crítica e transformadora, com informação e visão ampla do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da produção científica aplicada ao mercado e vice-versa. 

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Valor de marca

martinsMs. José R. Martins

Bacharel em Administração de Empresas, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com a dissertação Comunicação e conhecimento: a Casa do Saber. Foi professor de "gestão e avaliação de ativos intangíveis" no curso de pós-graduação em Controladoria da PUC/PR-Londrina. Foi professor de "posicionamento de marcas" no curso de pós-graduação em Branding da PUCMG-Belo Horizonte. Administrador de marcas e líder em vários projetos de branding em empresas nacionais e internacionais, incluindo: Tokio Marine Seguradora, Frigorífico Ceratti, Câmara de Comércio Brasil Iraque, BRQ, Zaeli, Onodera, Arno, Senac Nacional, Nhá Benta, Unaerp, USP, P&G, C & A, outras. Dirigiu e executou dezenas de avaliações de marcas e outros ativos intangíveis em projetos junto ao Banco do Brasil, Groupe SEB Arno, Banco Santander, Suzano, Anglo, Universidade de Ribeirão Preto, Zaeli, Mallory, Taurus, Chapecó, Embrapa, Nestlé, outras; Ministrou cursos e palestras em dezenas de organizações, incluindo: Petrobras, Banco do Brasil, DPZ, DM9, Salles, Avon, Abic, Sindecon, Francal, FEA-USP, SPC, Avipal, Febraban, FIESP, Senac, outras. Especialista em administração de ativos intangíveis com foco em gestão do conhecimento, tendo trabalhado por quatro anos com o consultor Karl Erik Sveiby.  Co-autor de O Império das Marcas (1996), em parceria com o jornalista Nelson Blecher. Autor de: Grandes Marcas Grandes Negócios (1997); Branding: um manual para criar gerenciar e avaliar marcas (2000; 3a. edição 2006); Presságios: o livro dos nomes (2002); Capital intangível: guia de melhores práticas para a avaliação de ativos intangíveis (2012); dezenas de artigos e resenhas em jornais e revistas, no Brasil e exterior.

Social Branding

bsebastianMs. Sebastián Goldsack

Publicitário, licenciado em Comunicação Social, com estudos de pós-graduação na área da administração de empresas com especialidade em Marketing Estratégico. Em suas atividades acadêmicas desempenhou cargos de liderança por mais de 10 anos, contando entre eles o de Diretor da Escola de Publicidade da "Universidad del Pacífico" em Santiago, Chile, sendo atualmente Coordenador da Faculdade de Comunicação da UPacifico. Entre suas publicações mais recentes se encontram as de modelos de construção de marcas enquadradas na Teoria Social. Jurado por mais de 5 anos em concursos de Efetividade Publicitária, tanto de campanhas de massa (Effie) como de Marketing Direto e Relacional (Big!), participando como jurado do primeiro concurso de marketing promocional e de eventos organizado pela AMPROCHILE, assim como jurado internacional do prêmios FIP e AMAUTA. Em seu exercício profissional desempenhou cargos de liderança em áreas comerciais, desempenha atualmente o papel de Diretor de empresas de consumo de massa, de caridade e de serviços. No ano de 2010 assume a Direção Executiva da AMD, "Asociación de Marketing Directo y Relacional de Chile".

Sistema Social Organização & Públicos

rudimarDr. Rudimar Baldissera

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (1989), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos (1997), mestrado em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Vice-Presitente da Abrapcorp (2010-2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, relações públicas, comunicação pública, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística.

Mutant Brand

elizeteDra. Elizete de Azevedo Kreutz

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em língua Inglesa pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1990), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). É presidente do Observatório de Marcas e professora-pesquisadora do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, Design e Branding, atuando principalmente nos seguintes temas: marcas mutantes, branding, estratégias comunicacionais, pós-modernidade, imaginário, design gráfico e identidade visual corporativa. Desde 2000 realiza investigações sobre Marcas Mutantes. Atua como professora convidada na Universidad Mayor, Chile, Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) Instituto Superior da Maia (Portugal), UNIVALE (Brasil), FEEVALE (Brasil) e UnB (Brasil).

Metodologia

cyrneMs. Carlos Cyrne

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento, Graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela UNIVAP (2008) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é Vice-Reitor, Pró-Reitor de Ensino e professor adjunto do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração da produção, Empreendedorismo, Logística Reversa e Desenvolvimento sustentável.

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