Branding & Business

Valor de marca

martinsMs. José R. Martins

Bacharel em Administração de Empresas, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com a dissertação Comunicação e conhecimento: a Casa do Saber. Foi professor de "gestão e avaliação de ativos intangíveis" no curso de pós-graduação em Controladoria da PUC/PR-Londrina. Foi professor de "posicionamento de marcas" no curso de pós-graduação em Branding da PUCMG-Belo Horizonte. Administrador de marcas e líder em vários projetos de branding em empresas nacionais e internacionais, incluindo: Tokio Marine Seguradora, Frigorífico Ceratti, Câmara de Comércio Brasil Iraque, BRQ, Zaeli, Onodera, Arno, Senac Nacional, Nhá Benta, Unaerp, USP, P&G, C & A, outras. Dirigiu e executou dezenas de avaliações de marcas e outros ativos intangíveis em projetos junto ao Banco do Brasil, Groupe SEB Arno, Banco Santander, Suzano, Anglo, Universidade de Ribeirão Preto, Zaeli, Mallory, Taurus, Chapecó, Embrapa, Nestlé, outras; Ministrou cursos e palestras em dezenas de organizações, incluindo: Petrobras, Banco do Brasil, DPZ, DM9, Salles, Avon, Abic, Sindecon, Francal, FEA-USP, SPC, Avipal, Febraban, FIESP, Senac, outras. Especialista em administração de ativos intangíveis com foco em gestão do conhecimento, tendo trabalhado por quatro anos com o consultor Karl Erik Sveiby.  Co-autor de O Império das Marcas (1996), em parceria com o jornalista Nelson Blecher. Autor de: Grandes Marcas Grandes Negócios (1997); Branding: um manual para criar gerenciar e avaliar marcas (2000; 3a. edição 2006); Presságios: o livro dos nomes (2002); Capital intangível: guia de melhores práticas para a avaliação de ativos intangíveis (2012); dezenas de artigos e resenhas em jornais e revistas, no Brasil e exterior.

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