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O Silêncio dos Inocentes

silenciodosinocentesJonatas Abbott
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O silêncio nas redes sociais pode ser ainda mais preocupante que o enorme barulho gerado por elas.
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A esta altura não seria errado afirmar que toda a empresa que se preza anda preocupada com a importância da presença de sua marca nas redes sociais. Ou, pior, com sua ausência delas. Só se fala nisso, Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut, Flickr, You Tube e todo e qualquer site em que sua marca cairá nas mãos do povo, nas suas boas e, com mais frequência, más línguas.
Sim, sabemos que nossa marca já está lá, na boca do povo. Fala-se e muito de toda e qualquer marca na internet e por isso virou imperativa a presença da empresa. Para pelo menos falar de volta, se comunicar, esclarecer, resolver, se desculpar.

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O Estrategista das Marcas

cappra"Ricardo  Cappra  é  estrategista  em  marketing  digital.  Em  outras  palavras,  é  especialista  em  desenvolvimento de  estratégias  para  marcas  em ambientes digitais. Ao contrário do que muitos pensam, não é desenvolvimento de soluções web para empresas, mas cuidar para que o posicionamento da marca, sua cultura, estratégias e ações, estejam relacionadas com seu objetivo principal. De acordo com ele, a marca precisa ser a ferramenta central das organizações no ambiente digital, e não apenas mais um símbolo" (REVISTA EXPANSÃO, 2012).
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O Discurso da Marca

Resumo: Os movimentos em prol do planeta estão cada vez mais a ganhar importância e adeptos, forçando as organizações a posicionarem-se como defensoras ambientais ou, pelo menos, a mostrar que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, a empresa tende a construir a sua marca por meio de sistemas de representação das identidades, das suas relações e dos seus discursos de forma a atrair potenciais clientes. A marca como instrumento simbólico é constituída por muitos artefactos, sendo a linguagem um dos mais importantes. Analisaremos o discurso da marca na sua vertente ideológica, concentrando-nos na análise das marcas Natura (Brasil) e NaturaPura (Ibérica), examinando os aspectos jurídico e multimodal, de modo a identificar em análise qualitativa os padrões de coerência presentes na construção e consolidação do discurso das duas marcaso.O presente estudo enquadra-se na Análise Crítica do Discurso (Fairclough 2003, 2006), recorrendo à Semiótica Social (Kress 2003, Kress and van Leeuwen 1996, 2001, van Leeuwen 2005) como instrumento de análise. Como resultado, esperamos contribuir para a: (i) definição do conceito do discurso da marca; (ii) aplicação do discurso da marca nas práticas sociais, ou seja, sensibilizar o gestor para as estratégias de construção e consolidação da marca pelo discurso, pois os consumidores, utilizando-se dos novos media, estão em constante policiamento dos comportamentos das marcas; (iii) reflexão sobre a coerência na construção da marca, quer seja na representação quer nas práticas discursivas de modo a propiciar a adesão e a fidelização dos consumidores.  

 

Palavras-Chave: Marcas; Discurso; Multimodal; Jurídico; Sustentabilidade.

 

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O crescente valor da Reputação Corporativa no ambiente mercadológico

RESUMO: Este artigo apresenta o conceito de RC-Reputação Corporativa, seus componentes, linhas e ferramentas de gestão e valoração da mesma no mundo empresarial, considerando o crescente interesse sobre o tema na academia, e, sobretudo, a importância adquirida pela RC no ambiente corporativo. É um artigo científico de caráter teórico-contextual realizado a partir de pesquisa bibliográfica. O intuito é fornecer subsídios para o fomento do debate em torno dos rumos que a RC vem tomando no mercado.

 

PALAVRAS-CHAVE: Reputação Corporativa; Gestão; Valor

 

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