O mês de outubro teve momentos marcantes, em Portugal, para o MBA Internacional em Branding & Business da Univates. No período de 29 de setembro a 4 de outubro, alunos e egressos do curso de especialização participaram do BrandTour, do Branding Connections e do I Congresso Internacional de Branding, realizado no país lusitano.
O I Congresso Internacional em Marcas/Branding, subordinado ao tema Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da representação à prática, foi realizado no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal, de 02 a 04 de outubro, em co-organização do IPL com a Univates e com o Observatório de Marcas.
O Congresso objetivou promover a interação e a discussão entre acadêmicos, investigadores e profissionais interessados na relevância das marcas e da comunicação no universo empresarial e das instituições para expandir redes de pesquisa entre acadêmicos que desenvolvem trabalho em ambiente organizacional. De acordo com a coordenadora do curso, professora Elizete de Azevedo Kreutz, participantes da primeira e da segunda turmas do MBA apresentaram trabalhos no evento. “Nossos estudantes e egressos foram elogiados pelo desempenho e pela qualidade dos trabalhos”, destaca ela.
Além do Congresso, os alunos da segunda turma participaram da disciplina Branding Connections, que se caracteriza por visitas técnicas e culturais vinculadas ao BrandTour, um programa do Observatório de Marcas que visa a proporcionar experiência diferenciada a seus participantes, buscando observar as marcas inseridas em seu contexto sócio-histórico-cultural-econômico.
Entre as visitas técnicas, Elizete destaca a programação realizada no IADE – Universidade Criativa de Lisboa. O grupo foi recebido pelo presidente, Dr. Carlos Duarte, e pela Dra. Mafalda Homem de Melo, que apresentaram as instalações, os profissionais, os laboratórios e as pesquisas desenvolvidas no âmbito das marcas e sua gestão (branding).
“Nas visitas culturais podemos observar in loco as marcas-destino e as marcas comerciais, destacando-se as de vinho localizadas na cidade do Porto. O Congresso, além de proporcionar experiências acadêmicas, conhecimento e redes de contato com os principais pesquisadores e profissionais da área do branding, como Joan Costa, por exemplo, proporcionou experiências marcantes”, afirmou Elizete, referindo-se ao jantar de boas-vindas aos congressistas, realizado no Castelo de Leiria, e ao encerramento do evento, com um passeio na Vila Murada de Óbidos, fundada no ano de 308 a.C. pelos Celtas.
Festival ART&TUR
Outro momento importante para o MBA Internacional em Branding & Business da Univates foi marcado por dois eventos que ocorreram em total sinergia: a II Conferência Internacional O Porto como Destino Turístico: Turismo e Economia Urbana e o VII Festival Internacional de Filmes de Turismo (ART&TUR). A Conferência recebeu a presença de investigadores de renome na esfera do turismo nacional português e internacional e teve como objetivo criar um espaço de debate sobre as mais variadas temáticas que conformam a abrangência do Turismo de Cidades, na sua vertente econômica, passando pela cultura e pelo patrimônio, e a maneira como este pode introduzir novas formas de crescimento, desenvolvimento e inovação. “A nossa participação abriu os trabalhos com a palestra ‘A Marca Mutante – a aplicação aos destinos turísticos’”, explicou Elizete.
No âmbito do Festival ART&TUR, os trabalhos começaram meses antes por meio de parceria proposta pelo diretor do evento e professor do MBA da Univates, Dr. Francisco Dias. “Nos termos dessa parceria, alunos e professores de Branding & Business constituíram-se como júri especial incumbido de fazer a pré-seleção de todos os filmes inscritos no festival e de decidir o melhor filme na categoria de Branding de Turismo. Como a cereja em cima do bolo, o troféu Branding & Business foi instituído para distinguir o vencedor dessa categoria. O troféu foi o Quero-Quero, ave símbolo do Rio Grande do Sul, que se juntou aos versáteis e criativos Galos de Barcelos que o Festival ART&TUR adotou como seu troféu oficial”, explicou Dias.
O vencedor do troféu Quero-Quero foi o filme Roll the Dice, da Áustria, realizado por Benoit Detalle & Marija Jacimovic, que pode ser conferido no link http://vimeo.com/79442100. Neste ano, o Festival contou com quase duas centenas de filmes, representando 37 países. Os filmes pré-selecionados pelos alunos do curso foram avaliados por 18 jurados, representando Alemanha, Azerbaijão, Croácia, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Polônia, Portugal e Taiwan.
O evento internacional, ocorrido na cidade do Porto, em Portugal, premiou os melhores talentos mundiais do cinema turístico e teve o Alto Patrocínio do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Entre os convidados estavam representantes das produções em concurso, personalidades da diplomacia dos países envolvidos, jornalistas e vários profissionais das áreas de marketing e de publicidade. Todos os premiados podem ser conferidos no link http://www.aptur.net/artetur/texto.php?cat=265.