Acadêmicos e profissionais criam a
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES EM BRANDING
– OBSERVATÓRIO DE MARCAS.
Por Susana Dia Ströhek
No sábado, dia 10 de julho de 2010, foi criada, a partir da aprovação do estatuto, a Associação Internacional de Investigadores de Branding – Observatório de Marcas. O Observatório de Marcas é um programa internacional de pesquisa que reúne e reunirá pesquisadores de instituições de ensino superior e profissionais do mercado de diferentes países, selecionados pelo notório conhecimento na área da comunicação, marketing, economia, direito, branding, entre outras áreas, para desenvolver pesquisas abrangendo a marca e seus processos de compreensão, construção, consolidação, proteção e avaliação, identificando e analisando as principais tendências das estratégias comunicacionais e de gestão de marcas (branding).
A associação também realizará acordos de cooperação científica com outras associações e centros de investigações, dedicados à pesquisa científica abrangendo marcas. A pesquisa está dividida em cinco eixos que interagem entre si e se complementam, abarcando monitoramento permanente das realidades de nossos mercados e sociedades, desenvolvimento e auto-avaliação das metodologias e instrumentos aplicados para realizar esta tarefa de dar conta de: (a) Tendências das Estratégias Comunicacionais e Branding, (b) Análise do Discurso Multimodal, (c) Avaliação de Marcas, (d) Comunicação Estratégica Integrada de Marca (e) Design e Marca.
Segundo os professores Elizete Azevedo (Brasil) e Francisco Más (Chile), idealizadores do programa, o Observatório dará suporte às ações as quais permitem orientar os profissionais responsáveis para a gestão da marca de forma mais eficiente, seja por meio do ensino (graduação, pós-graduação e cursos de extensão), por meio de eventos (congressos, palestras, mesas temáticas, seminários entre outros) e/ou por meio das publicações geradas.Os interessados em participar do Observatório de Marcas podem entrar em contato pelo email elizete.kreutz@hotmail.com. Mais informações podem ser obtidas no site