O MBA em Branding & Business da Univates realizou sua aula inaugural na última segunda-feira, dia 7, com a participação do professor doutor e publicitário Dado Schneider, que lotou o auditório do Prédio 11 ao ministrar a palestra “ Paradoxos: mudanças comportamentais que influenciam as marcas”.
Vestindo uma camiseta da Seleção Brasileira, Schneider abriu o evento afirmando que a camisa representava o maior paradoxo do ano. “As pessoas deveriam ter protestado em 2007, quando foi anunciado que a Copa seria aqui. Protestar agora é um paradoxo, porque duvido que alguém não comemorará se o Brasil for hexacampeão”, afirmou.
Falando sobre as diferenças entre as gerações, Dado Schneider afirmou que só sobrevive social e profissionalmente quem acompanhar o que está acontecendo. Em relação às marcas, o palestrante citou o exemplo da Calvin Klein internacional, que amadureceu junto com o seu público. “Tudo em branding e business, publicidade e design só serve para a nossa geração, mas nós não estamos vendo como isso se comporta. O que estudamos irá caducar em 2020, quando a geração Z estiver entrando no mercado de trabalho”, acrescentou.
Citando uma pesquisa informal que realizou com mais de cem crianças de 8 a 13 anos de todo o Brasil, Schneider declarou que elas não sabem qual profissão querem seguir, mas sabem o que não querem. “A maioria disse que não quer fazer o que seus pais fazem e que trabalhar tem que ser algo bom, o que precisamos aprender com eles”, declarou.
O fato de ensinar algo para o cliente é apontado pelo palestrante como a melhor estratégia de fidelização dos clientes, afirmando que a empresa precisa ser a fonte da informação. “Em um mercado cada vez mais competitivo, os clientes serão cada vez mais infiéis, os concorrentes serão mais agressivos e a coesão da equipe interna, mais difícil. Por isso, hoje é o melhor dia do futuro profissional de vocês”, brincou.
Por fim, Dado Schneider fez a análise de diversos paradoxos que vivemos, como a falta de tempo e ser multitarefa; as diversas opções no mercado versus a fidelização de clientes; a evolução socioeconômica e a involução sociocultural. “Hoje vivemos o perverso paradoxo. Por isso, nunca foi tão importante atender bem a clientela”, analisou.
As atividades do MBA em Branding & Business terão início no dia 24 de abril. Os interessados ainda podem efetuar sua matrícula, entrando em contato com a Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa pelo e-mail posgraduacao@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5412. Detalhes sobre os cursos podem ser conferidos pelo site www.univates.br/pos-graduacao.
Texto: Nicole Morás