Resumo: Estudo bibliométrico de natureza descritiva e exploratória sobre as características e o volume de publicações sobre o tema Marca (Brand, em inglês), realizado por meio das referências do catalógo eletrônico da Thomson ISI (http://isiknowledge.com), com uso do aplicativo Web of Science (WoS). Pode-se concluir que ocorreu de fato um aumento do interesse pelo tema Marca, comprovado pelo grande crescimento do número de publicações sobre o tópico. Brand é considerado um tópico emergente. No período analisado, 1989 a 2009, foram encontradas 9.196 referências, das quais com 2.959 estão relacionadas a área de negócios. Os tópicos emergentes são: product, choice, price, consumer behavior, advertising e strategies, com índice m igual ou superior a 2,00. Em relação à análise espacial, o país que mais publica sobre Brand são os Estados Unidos, e o idioma predominante é o inglês. As instituições norte¬americanas lideram como instituições dos autores com 24 universidades entre as 25 primeiras do ranking. O tipo de documento mais publicado é o artigo. As fontes líderes são Journal of Marketing, Journal of Marketing Research e Advances in Consumer Research. O artigo mais citado nestas duas décadas foi Conceptualizing, Measuring, And Managing Customer-Based Brand Equity de K. L. Keller.
Palavras-chave: Marcas; Publicações; Análise Bibliométrica.
Para acessar o artigo, clique aqui.