Na noite desta segunda-feira, dia 5, o MBA em Branding & Business da Univates promoveu a palestra “Empresas Familiares e Gestão de Marcas”, ministrada pelo doutor espanhol Fernando Olivares. Na ocasião, Olivares abordou o senso de família como fonte de vantagem competitiva nas empresas familiares.
O palestrante iniciou sua fala agradecendo o convite para o evento e disse que a Univates já está se tornando sua segunda casa. Em seguida, ele propôs um exercício ao público presente: escrever as primeiras ideias que surgem quando pensam em empresa familiar. De acordo com os termos citados, Olivares fez um mapa mental do imaginário que permeia empresas familiares no Brasil, fazendo um comparativo com conceitos comuns na Espanha.
Sucessão, tradição, união, empenho, valores familiares, responsabilidade e colaboração foram algumas das palavras citadas pelo público. Já os principais conceitos que permeiam o imaginário espanhol sobre o tema são confiança, compromisso, conflitos, responsabilidade e problemática. “É normal que tenhamos essas visões contraditórias muitas vezes, porque a empresa familiar é a principal forma organizacional em todos os países do mundo. Portanto, há empresas afetadas pela parte positiva e outras pela negativa”, ressaltou Olivares.
Conforme o pesquisador, se as empresas familiares houvessem exercido sua verdadeira influência no mundo, não estaríamos atravessando a crise financeira atual. Para ele, é importante que exista a consciência de que elas são a chave do tecido produtivo do país. “Em um mundo vertiginoso como o atual, é interessante perceber que temos muitas empresas familiares centenárias. E com isso podemos ver que elas são sinônimo de inovação, pois somente com inovação é que resistiram ao tempo”, salientou.
Olivares é diretor da Cátedra da Empresa Familiar de Alicante, desde 2009, e tem desenvolvido inúmeras atividades na área. Mais informações sobre o MBA em Branding & Business da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/pos-graduacao.
Texto: Tuane Eggers