Breno Carvalho, idealizado do Game Branding Congress, é doutorando em Design pela UFPE e Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. Em sua dissertação de mestrado pesquisou sobre as Marcas Mutantes Jogáveis e a marca Google foi seu principal objeto de estudo. Segundo Carvalho,
Uma Marca Mutante Jogável é uma identidade dinâmica na qual se observam traços da assinatura matriz, com mutação de elementos gráficos da marca, apresentando-se de maneira consistente e contemporânea, além da inserção de recursos audiovisuais e interativos, regidos por uma narrativa com objetivo claro, regras que propõem a tomada de decisão por parte do usuário em um determinado tempo/espaço e contempla o jogador com resultados quantificáveis.
O principal objetivo deste jogo é a interação dos públicos. Contudo, outros objetivos são almejados: divulgar do Congresso, conectar as pessoas (este objetivo já alcançado na medida em que o grupo colaborador pertence a diversas instituições e diferentes estados do Brasil e ainda quando compartilhado seus resultados nas redes sociais digitais, também promove conexões) e proporcionar experiências aos participantes.
No desenvolvimento do trabalho participaram Breno Carvalho, que desenvolveu o game design, arte e animações, além dos testes; a programação foi realizada pelo Anthony Lins, doutorando em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor do Curso de Jogos Digitais; a edição de áudio, foi de Marcos André, funcionário da Unicap; a identidade visual foi criada e desenvolvida pela Joana Heck, designer e pós-graduanda em Branding & Business da Univates/RS; e a identidade sonora foi criada e desenvolvida por Ticiano Paludo, produtor musical, professor e doutorando em Comunicação Social na FAMECOS/PUCRS. O trabalho contou com a orientação do Dr. André Neves, professor da Universidade Federal de Pernambuco, e consultoria da Dra. Elizete de Azevedo Kreutz da Univates/RS.