Branding & Business

O OBSERVATÓRIO DE MARCAS é uma associação internacional sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa, à extensão e à capacitação, no âmbito da comunicação estratégica e do branding, que busca por meio de seu trabalho profissional em rede a geração de novos conhecimentos sobre as marcas e sua gestão estratégica.

Para o cumprimento de suas finalidades e de seus objetivos, tendo como base os valores da democracia e da ética, o OBSERVATÓRIO DE MARCAS desenvolveu o Curso Internacional de Pós-graduação Branding & Business que busca a integração do ensino, da pesquisa e da extensão e será oferecido em Instituições de Ensino Superior, do Brasil e do Exterior, por meio de Acordo de Cooperação Acadêmica e Científica.

O curso Branding & Business articula um coletivo transdisciplinar de intelectuais críticos, docentes-profissionais-pesquisadores de diferentes países e de notório conhecimento em suas áreas de atuação, e oferece a seus participantes conteúdos e práticas que lhes permitam compreender a marca e seus processos de construção, consolidação, proteção e avaliação, capacitando-os a uma prática profissional crítica e transformadora, com informação e visão ampla do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da produção científica aplicada ao mercado e vice-versa.

Considerando que profissionais com conhecimento atualizado e com alta interação social são capazes de dar respostas rápidas e eficazes às necessidades sociais, culturais e econômicas, o curso se propõe a trazer à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios e, dessa forma, contribuir para o crescimento do capital intelectual das empresas, desenvolvendo os recursos humanos cuja visão global e crítica implementará mudanças na percepção e comportamento, que devem levar a uma melhor articulação entre o local e o global da marca.

Para adquirir competências para o exercício de suas funções enquanto gestor de marca, por meio do conhecimento e do domínio das técnicas, o participante também necessitará experimentar e inovar. Neste sentido, o curso se propõe a ser um laboratório de branding no qual o aluno desenvolverá atividades para:

 

a) compreender a marca e analisar os fatores que interferem nos seus processos de construção, consolidação e avaliação;
b) identificar e analisar as principais tendências das estratégias comunicacionais e de gestão de marca;
c) contribuir para a reflexão pluralista sobre questões emergentes relativas à gestão de marca e ao mercado;
d) desenvolver pesquisas abrangendo a marca e seus processos, identificando e analisando as principais tendências das estratégias comunicacionais e de gestão de marcas (branding) de casos determinados;
e) promover a democratização do conhecimento em branding por meio de publicação de artigos e ensaios resultantes de seus estudos;
f) aplicar os conhecimentos adquiridos, criando estratégias coerentes de desenvolvimento e integração socioeconômicos, impulsionando políticas e modelos de inovação econômica;
g) participar e promover ciclos de estudos de estratégias comunicacionais e gestão de marcas, em uma abordagem transdisciplinar;
h) desenvolver uma plataforma que possibilite monitorar as estratégias comunicacionais e branding, bem como seus resultados, contribuindo para a gestão efetiva da marca.

 

Além do ensino e da pesquisa, o curso promoverá eventos destinados aos empresários, palestras e workshops, relacionados aos temas abordados nas disciplinas do curso.

 

Público-alvo
O curso se destina a profissionais oriundos de formações acadêmicas e profissionais de Comunicação Social, do Design, do Direito, da Administração e demais áreas afins.

 

Carga horária
Este curso tem na sua estrutura 360 horas de aulas teóricas e práticas, mais 10 horas de orientação do trabalho final.

 

Período e Periodicidade
Aulas em finais de semana (sexta noite, sábados manhã e tarde), no período de abril/2013 a jul/2014.

 

Trabalho de Conclusão
Produção de um artigo científico que será avaliado pelo orientador e por um parecerista indicado pela coordenação do curso. Os critérios de avaliação seguem os padrões da revista científica BrandTrends.

Para mais informações: www.univates.br/pos-graduacao/branding-e-business

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